Missa de Cinzas | 06/03/2019 - COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

Juventude, Verdade e Fé

Post Top Ad

Missa de Cinzas | 06/03/2019

Compartilhe esse Post


Olá pessoas, tudo bem? Hoje viemos falar sobre o início de um novo tempo, na verdade esse tempo servirá de preparação para o próximo que estar por vir, enfim, estamos falando da QUARESMA. Esse tempo litúrgico marcado pela cor roxa nos remete a algumas coisas: conversão, penitência, oração e reconciliação. Através desses 4 pontos nós iremos construir um novo caminho rumo a crucificação, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo durante 40 dias, que na verdade começa a partir de hoje (Quarta Feira de Cinzas), mas antes de explicar o que é de fato a quaresma vamos a um breve resumo sobre Quarta Feira de Cinzas.



Primeiramente, por que as cinzas? 

1- No antigo testamento elas eram usadas como símbolo de arrependimento;
2- Elas são um sinal público de nossa intenção de morrer aos desejos da carne e viver em Cristo;
3- Ela é símbolo de luto, no nosso caso, pelo pecado;

Ah, e mais uma coisa, no momento da imposição das cinzas sobre nossa cabeça, o sacerdote ou ministro diz uma frase que está escrito em Gênesis 3,19 que é a "frase símbolo" da quaresma: " Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar. "



Sabendo então do significado da Quarta Feira de Cinzas, o conceito de quaresma fica bem mais simples para entender. Esse tempo litúrgico nada mais é do que o tempo de CONVERSÃO. Todos juntos vamos fazer penitências nesses 40 dias que nos levem á uma PURIFICAÇÃO de corpo e alma para vivermos bem o tempo de espera da RESSURREIÇÃO de Jesus. Por isso, na celebração de hoje, falavam pontos em que precisamos melhorar. Elas falavam sobre jejum, perdão, conversão, renovação e sobre a benignidade, compaixão e paciência que o Pai tem para conosco, e é pensando nisso que devemos o quanto antes buscar a nossa reconciliação com Deus através do sacramento da confissão, ele nos liberta, nos purifica, nos torna filhos de Deus em estado de graça novamente.


Bem, por hoje é só, não esqueça de colocar sua confissão em dia e de cumprir corretamente as suas penitências e jejuns. Caso esteja em dúvida do que fazer de penitência logo abaixo tem um link de uma postagem que explica vários pontos exteriores e interiores que devemos levar em conta ao fazer tais coisas e exemplos do que podemos fazer.

Desejo a todos(as) um bom tempo quaresmal, que possamos todos vivê-lo no silêncio dos nossos corações e que a alegria do Senhor seja a nossa força. 

- Pax Et Bonum

Texto: Laryssa Arimatéia


Fotos: Iasmim Fonseca










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages