[QUINTA] YC RESPONDE - SE DEUS TUDO PODE, PORQUE NÃO EVITA O MAL? - COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

" Criatividade a serviço da Evangelização "

COR JOVEM - Grupo de Jovens Católicos

10/19/2016

[QUINTA] YC RESPONDE - SE DEUS TUDO PODE, PORQUE NÃO EVITA O MAL?


<< Deus só permite o mal para fazer surgir dele algo melhor.>> (São Tómas de Aquino) [309-314, 324] 

O mal no mundo é um mistério sombrio e doloroso. O próprio Crucificado perguntou ao Seu Pai: << Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonaste? >> (MT 27,46) Muito dele é incompreensível. Mas de algo que temos certeza : Deus é cem por cento bom. Ele nunca pôde ter sido o autor de algo mau. Deus criou o mundo bom, embora ainda não aperfeiçoado. Com violentas falhas e penosos processos, ele desenvolve-se até à definitiva perfeição. Existe o chamado mal físico, como por exemplo, uma malformação congênita ou uma catástrofe natural, que tendo em conta a bondade de Deus, permanece um mistério. O mal moral, por sua vez, atinge o mundo pelo abuso da liberdade. O "inferno na terra" - crianças - soldados - atentados suicidas - campos de concentração ... - é geralmente operado por seres humanos. A pergunta decisiva não é, portanto, >>, mas << como poderia o ser humano, com coração e inteligência, suportar a vida neste mundo se não existisse Deus? >> A morte e a ressurreição de Cristo mostram-nos que o mal não tem a primeira nem a última palavra: do pior dos males Deus fez surgir o bem absoluto. Nós cremos que Deus, no Juízo Final, acabará com toda injustiça.

NENHUM SOFRIMENTO É ABSURDO. ESTÁ SEMPRE ALICERÇADO NA SABEDORIA DE DEUS. [SÃO TOMAS DE AQUINO

60 - POR QUE RAZÃO É JESUS O MAIOR MODELO DO MUNDO? 

Jesus é tão singular não apenas porque nos mostra a verdadeira essência de Deus, mas também porque é o verdadeiro ideal do ser humano. 

Jesus foi mais que um ser humano ideal. Até os pretensos seres humanos ideias são pecadores. Por isso, nenhum ser humano pode ser a medida do ser humano. Jesus, por ser turno, não cometeu pecado. Só com Jesus Cristo, "em tudo igual a nós, exceto no pecado" (HB  4,15), compreendemos o que significa "ser humano" e o que faz a humanidade ser, no mais autêntico sentido de expressão, infinitamente digna de amor. Jesus, o Filho de Deus, é o ser humano verdadeiro por excelência.

Nele reconhecemos o que Deus pretende do ser humano.

ELE TORNOU-SE AQUILO QUE SOMOS, PARA PODER FAZER DE NÓS AQUILO QUE ERA. [SANTO ATANÁSIO DE ALEXANDRIA]


489 - O QUE SIGNIFICA LOUVOR A DEUS? 

Deus não precisa de aplausos. Mas nós precisamos exprimir espontaneamente a nossa alegria por Deus e o júbilo do nosso coração. Louvamos Deus porque Ele existe e é BOM. Assim, estamos já em Harmonia com o Louvor eterno dos anjos e dos Santos nos Céus .

PELO PASSADO OBRIGADO! PELO FUTURO ASSIM SEJA! [DAG HAMMARKJÖLD




DEIXE SEU COMENTÁRIO USANDO SEU FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad