CORPUS CHRISTI: O PÃO DESCIDO DO CÉU - COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

COR JOVEM - Grupo de jovens católicos !!!!

" Criatividade a serviço da Evangelização "

COR JOVEM - Grupo de Jovens Católicos

5/27/2016

CORPUS CHRISTI: O PÃO DESCIDO DO CÉU


Trata-se de uma solenidade de preceito para os cristãos católicos, pois, é o dia dedicado ao CORPO DE CRISTO, que na última ceia, às vésperas de sua morte, na quinta-feira Santa, sabendo que ia partir consagrou o seu corpo e o seu sangue, deixando-nos seu corpo como alimento sacramental, permanecendo no mundo de maneira viva e real.
Não podemos nos esquecer que, no Corpo de Cristo encontra-se, além do seu corpo, todo o seu sangue, alma e divindade, já que, tornou-se um de nós, mas permaneceu divino, logo, é um Deus que se fez homem, sem perder sua divindade.
Para tanto, o dia de Corpus Christi é celebrado na primeira quinta-feira, após o domingo em que se celebra a festa da Santíssima Trindade, cuja outra solenidade também a precede, qual seja, a de Pentecostes.
 É notório que a respectiva festa é celebrada numa quinta-feira, que como já citado acima, faz referência àquela Santa Ceia realizada entre Jesus e seus discípulos, para que possamos lembrar de toda sua paixão, morte e ressureição em favor da humanidade.
“O PÃO DESCIDO DO CÉU” – Esse é o nome dado ao Corpo de Cristo, após ser transubstanciado na Celebração Eucarística, e que nos faz experimentar já aqui na terra o que é o Céu. Pão este que nem aos anjos foi concedido, dado a importância que nós filhos de Deus temos diante Dele, pois, somos criados imagem e semelhança Sua, assim também somos chamados a ser Santos, porque o Nosso Pai Celestial  É.
Enfim, diante da indescritível importância da Eucaristia, somos convidados a neste dia Adorar a Jesus Sacramentado no nosso coração, mas também, no ambiente em que Ele se faz presente, motivo pelo qual, já há uma tradição em decorar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento, também conhecido como “Tapetes Eucarísticos”, e neste ano a Catedral Metropolitana de Aracaju, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com a ajuda de profissionais confeccionou algumas imagens eucarísticas na Praça Teófilo Dantas, formando assim um tapete, para a passagem de três Santíssimo Sacramento, advindo de três Paróquias, que são elas: São José, Pio Décimo e Nossa Senhora de Lourdes.
  Ao saírem em procissão destas Paróquias, as mesmas se reuniram na Praça da Catedral, para a benção solene, cuja reunião fora abrilhantada pelo tapete ornamentado, realçando e avivando ainda mais a Santidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Sacramentado na Hóstia Santa.
É válido ressaltar que, já é uma tradição da Igreja no Brasil a confecção dos ditos tapetes ornamentados no dia de Corpus Christi, tanto que em diversas Paróquias já tornou-se um costume, mas na Igreja Mãe da Nossa Arquidiocese de Aracaju, que é a Catedral Metropolitana, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, esse foi o primeiro ano de realização do tapete Eucarístico.

MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA DE SOUZA

SETOR JUVENTUDE – CATEDRAL METROPOLITANA DE ARACAJU 

COLABORADOR: Danilo César

FOTOS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad